Relacionamento de casal como exploração do mundo emocional.
Um casal é formado por duas pessoas completamente diferentes que doam um pouco de si a cada dia para compreender, aceitar e crescer juntamente. Embora às vezes compartilhem de opiniões e gostos semelhantes, ainda se dispõem de origens históricas e culturais distintas e diante disso, devem ter como prioridade para uma união estável o diálogo e a compreensão pelos sentimentos de quem se escolhe para estar ao seu lado.
Sue Johnson, psicóloga conhecida por seu trabalho sobre vínculos, apego e relacionamentos entre casais, nos ensina que:
“A maneira mais funcional de regular as emoções difíceis em relacionamentos de amor é compartilhá-los”.
De certa forma, muitas das vezes nos privamos de uma conversa em que há a necessidade de representarmos nossas emoções por medo de nos sentirmos vulneráveis.
Assim, quando não demonstramos nossos sentimentos e nossas mágoas para nosso cônjuge com receio de nos mostrarmos impotentes, deixamos de investir em um relacionamento em que o diálogo e a compreensão poderiam ser a base para todos os outros pilares deste vínculo.
Em viés deste informe, é notável como a comunicação sempre andará ao lado da confiança e do amor. Um relacionamento será um eterno exercício de compreensão de vulnerabilidade e fraquezas. Todos nós temos nossas próprias experiências e bagagens emocionais que entram em conflito em algum momento. Enquanto o casal continuar a se arriscar e explorar o mundo emocional um do outro, o casal pode construir uma base segura.
É necessário aprender a dançar e escutar a melodia emocional que o relacionamento pede. Às vezes o relacionamento pede uma nova música, para que o casal possa voltar a bailar em uníssimo.
Comments